Saúde mental em tempos de COVID
A pandemia COVID-19 teve um grande efeito em nossas vidas. Muitos de nós enfrentamos desafios que podem ser estressantes e causar fortes emoções em adultos e crianças. Ações de saúde pública, como o distanciamento social, são necessárias para reduzir a disseminação da COVID-19, mas podem nos fazer sentir isolados e solitários e podem aumentar o estresse e a ansiedade. Aprender a lidar com o estresse de maneira saudável fará com que você, as pessoas de quem gosta e as pessoas ao seu redor se tornem mais resistentes.
O estresse pode causar:
- Sentimentos de medo, raiva, tristeza, preocupação, dormência ou frustração
- Mudanças no apetite, energia, desejos e interesses
- Dificuldade de concentração e tomada de decisões
- Dificuldade para dormir e/ou pesadelos
- Reações físicas, como dores de cabeça, dores no corpo, problemas de estômago e erupções na pele
- Piora de problemas crônicos de saúde
- Piora das condições de saúde mental
- Aumento do uso de tabaco, álcool e outras substâncias
É natural sentir estresse, ansiedade, tristeza e preocupação durante a pandemia de COVID-19. Abaixo estão algumas maneiras pelas quais você pode ajudar a si mesmo, aos outros e à sua comunidade a gerenciar o estresse.
Maneiras saudáveis de lidar com o estresse
- Faça pausas para assistir, ler ou ouvir notícias, incluindo aquelas nas redes sociais. É bom estar informado, mas ouvir sobre a pandemia constantemente pode ser preocupante. Considere limitar as notícias a apenas algumas vezes por dia e desconectar-se da tela do telefone, da TV e do computador por um tempo.
- Tenha cuidado com seu corpo.
- Respire fundo, alongue-se ou medite.
- Tente fazer refeições saudáveis e bem balanceadas.
- Pratique exercícios regularmente.
- Durma bastante.
- Evite o uso excessivo de álcool, tabaco e substâncias.
- Continue com as medidas preventivas de rotina (como vacinas, exames de câncer, etc.) conforme recomendado pelo seu médico.
- Arranje tempo para relaxar. Tente fazer outras atividades de que goste.
- Conecte-se com outras pessoas. Converse com pessoas em quem você confia sobre suas preocupações e como você está se sentindo.
- Conecte-se com sua comunidade ou organizações religiosas. Enquanto as medidas de distanciamento social estiverem em vigor, tente conectar-se online, por meio da mídia social ou por telefone ou correio.
Ajudando os outros a superar
Cuidar de si mesmo pode ajudar você até para cuidar dos outros. Em tempos de distanciamento social, é especialmente importante manter-se conectado com seus amigos e familiares. Ajudar outras pessoas a lidar com o estresse por meio de chamadas telefônicas ou videoconferências pode ajudar você e seus entes queridos a se sentirem menos solitários ou isolados.
Se você está lutando para lidar com a situação, há muitas maneiras de obter ajuda. Ligue para seu médico se o estresse atrapalhar suas atividades diárias por vários dias consecutivos.
Recursos gratuitos e confidenciais para crises também podem ajudar você ou um familiar querido a se conectar com um conselheiro qualificado e treinado em sua área.